
Modelo oficial de resposta
Arthur foi arremessado por Júlio, portanto, não houve voluntariedade em sua conduta. Sem voluntariedade, não há conduta, fato típico e nem crime. Nesse caso, Arthur foi usado como objeto da agressão injusta praticada por Júlio contra os irmãos Pedro e João, não havendo concurso de pessoas e nem mesmo qualquer responsabilidade penal a ser atribuída ao jovem Arthur porque sua conduta é atípica. O coator (Júlio) é o único responsável pelos crimes.
Gabarito comentado
O examinado deve apresentar tese relativa à atipicidade do fato por exclusão da conduta em razão da ausência de voluntariedade. Deverá ainda o examinado apontar como único responsável pelos crimes à pessoa de Júlio, que é o coator.
Distribuição dos pontos
A1. Exclusão da responsabilidadepor atipicidade da conduta praticada
0,00 / 0,50
A2. Indicação de ausência de voluntariedadeem razão da coação física irresistível
0,00 / 0,50
A3. Indicação do coator como únicoresponsável pelas condutas praticadas
0,00 / 0,25.
Resposta de aluno(s) brilhante(s)
Simulado 01

Estudar
Esse simulado é parte da apostila TESES DE DEFESA na qual o tema é abordado, de forma escrita, com mais detalhes e minúncias e também em vídeo. Além disso, a citada apostila se faz acompanhar de esquemas sobre o tema deste simulado. Ficou interessado?
Vídeo-aula?
Na apostila TESES DE DEFESA você encontra diversos vídeos explicativados das teses de defesa. Quer revisar o assunto desse simulado assistindo a uma video-aula? Então clique no botão abaixo.
Tem uma dúvida?
Você pode participar de nosso GRUPO DE ESTUDOS 2ª FASE. No grupo, você pode contar com a ajuda de outros usuários e mesmo tirar suas dúvidas com o professor. Para saber mais sobre essa ferramenta, clique no botão abaixo.
Impugnar resposta
Se você acha que o padrão de resposta é injusto por deixar de considerar algum ponto importante, então você deve impugnar a resposta apresentada. Para tanto, basta enviar um e-mail para jusconsultor@gmail.com. Se preferir, escreva-nos através da aba "Posso Ajudar?".