
Resposta - Simulado 03-D
Modelo de resposta (Dr. Igor Nóbrega)
A peça privativa de advogado é resposta à acusação, na qual deve ser fundamentada em erro de tipo acidental sobre execução, art. 73 1ª parte c/c art. 20 § 3º, Código Penal (CP).
O policial do BOPE, David, com autorização de superior hierárquico, no exercício de suas atividades profissionais errou o disparo que terminou por ceifar a vida de Arthur, Cândida e Oswaldo, no entanto o disparo deveria acertar Jeferson, o terrorista.
No caso em tela deve-se considerar a intenção do suspeito, ou seja, impedir injusta agressão iminente a direito de outrem. Portanto, o policial agiu em legitima defesa alheia com respaldo no art. 25 do CP, assim também, excluindo o fato antijurídico e consequentemente o crime.
Gabarito comentado (Prof. Rodrigo Almendra)
O examinado deve que o denunciado não deve ser condenado por crime algum, apresentando como tese de defesa o instituto da legítima defesa (e seus elementos) e o erro de tipo acidental sobre a execução (e sua explicação). A fundamentação legal está presente no art. 25 (ou 22, II) e no art. 73, 1ª parte c/c art. 20, §3º. A mera indicação do artigo sem a correspondente fundamentação e explicação não pontua. A peça a ser apresentada é a resposta à acusação.
Distribuição dos pontos (Prof. Rodrigo Almendra)
A1. Resposta à acusação (0,25)
A2. Erro de tipo acidental sobre a execução (0,25)
A3. Fundamento: CP, art. 73, 1ª parte c/c art. 20, § 3º (0,25)
A4. Legítima defesa alheia (0,25)
A5. Fundamento Legal da Legítima defesa (0,25)
Estudar
Esse simulado é parte da apostila TESES DE DEFESA na qual o tema é abordado, de forma escrita, com mais detalhes e minúncias e também em vídeo. Além disso, a apostila se faz acompanhar de esquemas sobre o tema deste simulado. Ficou interessado?
Vídeo-aula?
Na apostila TESES DE DEFESA você encontra diversos vídeos explicativados dos temas estudados. Quer revisar o assunto desse simulado assistindo a uma video-aula? Então clique no botão abaixo.
Impugnar resposta
Se você acha que o padrão de resposta é injusto por deixar de considerar algum ponto importante, então você deve impugnar a resposta apresentada. Para tanto, basta enviar um e-mail para jusconsultor@gmail.com. Se preferir, escreva-nos através da aba "Posso Ajudar?".
Resposta de um aluno(a) brilhante
(Clique na imagem para ampliar)


Perguntas relacionadas
1. "Professor, por que não é possível sustentar também a tese da obediência à ordem de superior hieráquico?"
Resposta. Nenhum policial tem o dever de matar quem quer que seja. Se mata, atua em legítima defesa ou em estado de necessidade, ressalvado o caso de guerra declarada (exemplo clássico).