Simulado 07-B

​Modelo de resposta

O recurso cabível será o Recurso em Sentido Estrito com fundamento no art. 581, IV do Código de Processo Penal e no prazo de 05 dias. A tese de defesa a ser apresentada é a relativa ao rombimento do nexo causal entre a conduta de Pedro e o resultado verificado (morte), tendo em vista a presente de cocausa preexistente absolutamente indendente (CP, art. 13). A morte não foi causada pela conduta de Pedro e sim pela ingestão de veneno. Deve o agente ser pronunciado pelo crime na forma tentada, devendo a decisão de pronúncia ser reformada nesse aspecto.

 

Gabarito comentado (comentário da FGV)

(i) – Recurso em Sentido Estrito, nos termos do artigo 581, IV, do Código de Processo Penal;(ii) – 5 dias, nos termos do artigo 586, do Código de Processo Penal;(iii) – deveria ser requerida a desclassificação de crime consumado para tentado, já que a ação de Pedro não deu origem a morte de José. Trata-se de hipótese e de concausa absolutamente independente pré-existente.Artigo 13, do Código Penal.


 
Distribuição dos pontos

Recurso em Sentido Estrito............................................... 0,2

5 dias, nos termos do artigo 586 do CPP........................... 0,2

Desclassificação para crime tentado................................. 0,4

Artigo 13, do Código Penal................................................ 0,2

Estudar

Esse simulado é parte da apostila TESES DE DEFESA na qual o tema é abordado, de forma escrita, com mais detalhes e minúncias e também em vídeo. Além disso, a citada apostila se faz acompanhar de esquemas sobre o tema deste simulado. Ficou interessado?

Ir para página de compra

Vídeo-aula?

Na apostila TESES DE DEFESA você encontra diversos vídeos explicativados das teses de defesa. Quer revisar o assunto desse simulado assistindo a uma video-aula? Então clique no botão abaixo.

Tem uma dúvida?

Você pode participar de nosso GRUPO DE ESTUDOS 2ª FASE. No grupo, você pode contar com a ajuda de outros usuários e mesmo tirar suas dúvidas com o professor. Para saber mais sobre essa ferramenta, clique no botão abaixo.

Impugnar resposta

Se você acha que o padrão de resposta é injusto por deixar de considerar algum ponto importante, então você deve impugnar a resposta apresentada. Para tanto, basta enviar um e-mail para jusconsultor@gmail.com. Se preferir, escreva-nos através da aba "Posso Ajudar?".

Voltar ao MENU INICIAL