
Simulado 17
Modelo de resposta
(a) Deve ser formulado pedido de relaxamento de prisão preventiva (prisão ilegal) com fundamento no art. 314 do Código de Processo Penal;
(b) Fábio incorreu em Estado de Necessidade de Terceiro. Com o fim de salvar seu filho de perigo do qual não deu causa e cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir, violou bem jurídico alheio de igual importância. A conduta amolda-se, com perfeição, ao conteúdo do art. 24 do Código Penal que é causa de exclusão da ilicitude.
Gabarito comentado
O examinado deve demonstrar conhecimento sobre o instituto do Estado de Necessidade, seus fundamentos, elementos e dispostivo legal. A mera indicação do artigo de lei (CP, art. 24) não pontua, devendo o examinado explicar as razões pela qual Fábio incorreu em Estado de Necessidade.
O instrumento cabível é o relaxamente da prisão preventiva (que é ilegal). O art. 314 do CP proibe a prisão preventiva daquele que atuou amparou por qualquer causa justificante, entre as quais o Estado de Necessidade.
Distribuição dos pontos
Tese de defesa: Estado de Necessidade ........................................ 0,50
Previsão no art. 24 do Código Penal................................................ 0,20
Requisitos do estado de necessidade ............................................ 0,20
Relaxamento da prisão preventiva .................................................. 0,20
Fundamento no art. 314 do CPP ..................................................... 0,15
Estudar
Esse simulado é parte da apostila TESES DE DEFESA na qual o tema é abordado, de forma escrita, com mais detalhes e minúncias e também em vídeo. Além disso, a apostila se faz acompanhar de esquemas sobre o tema deste simulado. Ficou interessado?
Vídeo-aula?
Na apostila TESES DE DEFESA você encontra diversos vídeos explicativados dos temas estudados. Quer revisar o assunto desse simulado assistindo a uma video-aula? Então clique no botão abaixo.
Precisa de motivação?
Conheça o nosso sistema de motivação (Pílula de Motivação Diária - PMD) para 2ª fase do exame da ordem. Quer saber mais sobre o tema?
Impugnar resposta
Se você acha que o padrão de resposta é injusto por deixar de considerar algum ponto importante, então você deve impugnar a resposta apresentada. Para tanto, basta enviar um e-mail para jusconsultor@gmail.com. Se preferir, escreva-nos através da aba "Posso Ajudar?".