Modelo de resposta

Joaquim deve apresentar recurso em sentido estrito, com fundamento no art. 581 e seguintes do Código de Processo, respeitando o prazo de 05 dias. De fato, o recurso cabível contra a decisão de pronúncia o RESE, conforme prefalado dispositivo legal.

 

A tese de defesa a ser apresentada é a inimputabilidade penal temporária em razão do consumo involuntário de substância entorpecente. Deve o magistrado, reconhecendo a tese apresentada, isentar Joaquim de pena e de medida de segurança. O estado de torpor provocado pelo consumo involuntário de drogas afasta a imputabilidade penal, requisito da culpabilidade, terminando por afastar o crime à luz da Teoria Analítica Tripartida. Trata-se de aplicação do art. 45 da Lei 11.343/2006.

 

Gabarito Comentado

O candidato deve demonstrar conhecimento relativo ao recurso em sentido estrito (cabimento, prazo e fundamento jurídico). Além disso, deve desenvolver a tese da inimputabilidade penal como causa de isenção de pena em razão da exclusão da culpabilidade (dirimente ou exculpante penal).

 

Distribuição dos pontos

Recurso em sentido estrito............................................................ 0,20

Fundamento no art. 581 do CPP................................................... 0,20

Prazo de 05 dias............................................................................. 0,20

Inimputabilidade penal.................................................................... 0,20

Torpor provocado pelo consumo involuntário de drogas........... 0,20

Fundamento no art. 45 da Lei 11.343/2006................................ 0,25

 

Urgência jurídica 81.9914.9515 (24 horas)

Resposta - Simulado 22

Estudar

Esse simulado é parte da apostila TESES DE DEFESA na qual o tema é abordado, de forma escrita, com mais detalhes e minúncias e também em vídeo. Além disso, a apostila se faz acompanhar de esquemas sobre o tema deste simulado. Ficou interessado?

Ir para página de compra

Vídeo-aula?

Na apostila TESES DE DEFESA você encontra diversos vídeos explicativados dos temas estudados. Quer revisar o assunto desse simulado assistindo a uma video-aula? Então clique no botão abaixo.

Precisa de motivação?

Conheça o nosso sistema de motivação (Pílula de Motivação Diária - PMD) para 2ª fase do exame da ordem. Quer saber mais sobre o tema?

Impugnar resposta

Se você acha que o padrão de resposta é injusto por deixar de considerar algum ponto importante, então você deve impugnar a resposta apresentada. Para tanto, basta enviar um e-mail para jusconsultor@gmail.com. Se preferir, escreva-nos através da aba "Posso Ajudar?".

Voltar ao MENU INICIAL