Resposta - Simulado 32

Modelo de resposta (Prof. Rodrigo Almendra)

Trata-se de denúncia inepta, conforme entendimento do STF. De fato, o delito do art. 319 do Código Penal tem como elemento o dolo específico de satisfazer a sentimento ou interesse pessoal. Inexistindo essa especial intensão do agente, o crime poderá ser outro (condescendência criminosa, se presente o dolo de “indulgência”; corrupção passiva, se a motivação foi vantagem indevida recebida, etc). Assim, sem que a denúncia informe o elemento subjetivo que motivou o agente, restará impossível a defesa apresentar resposta à acusação, eis que os fatos não foram narrados de forma completa de modo a permitir a capitulação jurídica. Como sabido, o art. 41 do Código Processo Penal exige que a denúncia narre o fato criminoso “e todas as suas circunstâncias” (assim entendidas como o conjunto de elementos mínimos que permitam identificar a conduta típica supostamente praticada). A inobservância do disposto no art. 41 do Código Penal implica na inépcia da peça acusatória, devendo a mesma ser rejeitada pelo magistrado.

 

 

Gabarito comentado (Prof. Rodrigo Almendra)

Em breve

 

Distribuição dos pontos (Prof. Rodrigo Almendra)

Inépcia da denúncia..................................................................... 0,25

 

Fundamento no art. 41 do Código de Processo Penal........... 0,20

 

Explicação: a denúncia não narrou os fatos e as circunstâncias de modo a tornar possível a identificação do tipo penal, eis que a conduta de deixar de cumprir com o dever de ofício é elemento de diversos delitos, diferenciando-se em razão de circunstâncias e do elemento subjetivo. A ausência de detalhamento mínimo impede o recebimento da denúncia......................................... 0,80 

Estudar

Esse simulado é parte da apostila TESES DE DEFESA na qual o tema é abordado, de forma escrita, com mais detalhes e minúncias e também em vídeo. Além disso, a apostila se faz acompanhar de esquemas sobre o tema deste simulado. Ficou interessado?

Ir para página de compra

Vídeo-aula?

Na apostila TESES DE DEFESA você encontra diversos vídeos explicativados dos temas estudados. Quer revisar o assunto desse simulado assistindo a uma video-aula? Então clique no botão abaixo.

Precisa de motivação?

Conheça o nosso sistema de motivação (Pílula de Motivação Diária - PMD) para 2ª fase do exame da ordem. Quer saber mais sobre o tema?

Impugnar resposta

Se você acha que o padrão de resposta é injusto por deixar de considerar algum ponto importante, então você deve impugnar a resposta apresentada. Para tanto, basta enviar um e-mail para jusconsultor@gmail.com. Se preferir, escreva-nos através da aba "Posso Ajudar?".

Urgência jurídica 81.9914.9515 (24 horas)

Voltar ao MENU INICIAL